Dermo-conselheiro | Pele

A sua pele no outono

Graças às múltiplas campanhas de consciencialização, a maioria das pessoas sabe como é importante proteger a pele do sol durante o verão. No entanto, quando chega o mau tempo, relaxamos.

Com dois inconvenientes adicionais. O primeiro: é precisamente durante o outono que aparecem as manchas e todos os problemas derivados do excesso de sol e calor. E o segundo: o outono é uma estação complicada devido às alterações contínuas de tempo, que repercutem diretamente sobre o estado da nossa pele.

Mas nem tudo são más notícias... cuidar e apresentar uma pele bonita no outono, é fácil!

 

1. Higiene... mas sem exagerar

A pele necessita que a limpemos de forma adequada. Há que manter a pele limpa mas sem exagerar tanto na utilização de sabões como na frequência dos cuidados de higiene. Tomar duche uma vez por dia costuma ser suficiente. E relativamente ao uso do sabão: utilize um sabão suave e apenas nas zonas mais suadas. E não necessita esponjas: esfregar-se com as mãos é mais do que suficiente.

Além disso, a higiene diária deve realizar-se com água não demasiado quente. Por muito que o corpo peça um duche quente e longo, não devemos cair nessa tentação. Lembre-se que a água quente danifica a epiderme. O ideal: duches curtos com água morna.

Após o verão também é conveniente uma esfoliação suave, que respeite a pele, mas que remova todas as células mortas. E, se usa maquilhagem, deve desmaquilhar-se sempre antes de ir dormir. Como já saberá com certeza, uma maquilhagem mal removida pode provocar muitos problemas na pele.

 

2. Hidratar a pele

Tanto a cara como o corpo. Pense que, sobretudo os braços e pernas, estiveram muito expostos ao sol e ao calor. Convém hidratá-los bem. E no entanto, a parte do nosso corpo que mais sofre com o rigor do tempo é o rosto. No verão é o sol, o calor, o mar e a piscina. E agora é o vento, o frio, o sol e a contaminação.

Encontre o creme ideal para si. É tão importante usar um bom creme como escolher o creme que lhe convém.

E quando se fala de hidratar, está a falar-se também de beber água. 2 litros por dia. E recordamos este ponto porque, sobretudo nesta época do ano, como já não faz tanto calor como no verão, às vezes não sentimos necessidade de beber água.

 

3. Use proteção solar

Os raios solares não são nocivos apenas no verão; convém utilizar creme protetor todo o ano.
Embora o índice de UVA tenha diminuído e lhe pareça que não há sol, sim, há sol! Aplicar diariamente fotoprotetor, independentemente da época do ano, nas zonas expostas, ajudará a manter a sua pele jovem e sem manchas.

 

4. Antioxidantes por dentro e por fora

 vitamina C é o antioxidante mais generalizado. Em forma de ampolas para a pele facial, ajudando a dar luminosidade e combatendo o processo oxidativo, mas também através do consumo de frutas, legumes e sumos naturais, que a partir do interior também proporcionam à pele efeitos muito benéficos.

 

5. Tratamentos despigmentantes

O momento ideal para eliminar manchas da pele é depois do verão. Aproveite agora e descubra que, muitas das suas manchas, se podem eliminar com um bom tratamento dermocosmético.

 

6. Vida saudável

Ter uma alimentação saudável, fazer exercício, limitar o álcool ao mínimo e deixar de fumar. Tudo contribui para desfrutar de uma boa pele. No início, pode parecer duro. Mas acredite, os resultados não tardarão a aparecer. O corpo é muito grato. Escute-o e dê-lhe o que necessita. E claro, pratique o Smart Aging: viva e seja feliz. Ou, como muitos repetem todas as manhãs como se fosse um mantra: “Hakuna matata”!


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL