Dermo-conselheiro | Essentials , Cuidados faciais , Cuidados específicos , Pele

Ritual para rejuvenescer a pele masculina

Ao contrário do que se afirma, ser homem, às vezes não é tão fácil como parece. Entre as não poucas e evidentes diferenças fisiológicas que existem entre homens e mulheres, a pele não é uma exceção. A pele do homem possui características únicas que lhe conferem uma fragilidade e sensibilidade pouco conhecidas. Hoje vamos explicar qual o tratamento mais adequado para o cuidado e rejuvenescimento facial na pele masculina

A pele do homem tem uma espessura 25% superior à da mulher, mas possui uma composição com maior concentração de fibras de colágeno e de elastina. Este facto confere-lhe um firmeza diferente e, além disso, produz uma evolução temporal distinta, que necessita de mais tempo para envelhecer (adelgaçamento de camadas), mas cujos sinais se tornam patentes de forma mais brusca. Além disso, tem tendência para secretar mais conteúdo sebáceo, pelo que necessita de uma maior limpeza para evitar brilhos e imperfeições. Por último, costuma ter um componente mais ácido que a feminina, o que lhe confere qualidades diferentes que devem ser tidas em conta no cuidado diário. E, claro, devido aos pelos faciais, necessitará de uma atenção especial para evitar que a abrasão produzida pelo barbear afete negativamente no cuidado diário da pele masculina.

Cuidados para o rejuvenescimento rotineiro da pele masculina

Limpeza: a diferente produção hormonal no homem faz com que aumente a produção de sebo , que pode prolongar-se até à terceira idade (75-80 anos). Esta maior atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas leva a que a sua pele seja mais oleosa e mais húmida. Por isso, é muito importante lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com agente suaves e proteger-se do frio e do sol.

Esfoliantes e máscaras: ao ter tendência para combinações de pele oleosa e sensível, recomenda-se utilizar pelo menos uma vez por semana um esfoliante suave que elimine as impurezas acumuladas. Lembre-se que o diâmetro dos poros é maior porque se associam folículos pilosos devido aos pelos faciais. Aconselhamos que aproveite uma vez por semana para aplicar uma máscara facial e conseguir assim uma hidratação uniforme.

Hidratação: o pH levemente mais ácido presente na sua pele faz com que necessite de uma maior quantidade de hidratação. O barbear rotineiro provoca secura sobretudo na zona do queixo. Também se devem evitar as fragrâncias irritantes. A pele do homem absorve melhor os emolientes porque possui abundantes folículos pilosos. Os tratamentos faciais hidratantes para homem que melhor funcionam são os que contêm glicerina ou alfa-hidroxiácidos, já que preservam a humidade da pele fomentando a sua função barreira.

Tratamento anti-envelhecimento: aconselhamos tratamentos leves em formulação tipo gel, sem perfume, e associando séruns de ação rápida. Nos homens a zona do contorno dos olhos requer especial atenção porque nela se originam os temidos "pés de galinha" e os papos, dado que na referida zona as fibras de colágeno se deterioram com maior facilidade. Compostos que contenham abundante vitamina C ou silício atuam sobre este processo. Outros ingredientes como a cafeína funcionam como descongestionantes e energizantes fundamentais nos odiados papos. Além disso, recomenda-se que o tratamento contenha substâncias mais típicas, como vitaminas ou ácido hialurónico, mas conjuntamente com produtos mais revitalizantes e reafirmantes, como o chá verde, o ginseng ou a soja.


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL