Dermo-conselheiro | Essentials , Cuidados faciais , Pele

Qu’est-ce qu’une micelle et quel est son bénéfice pour la peau ?

Cada vez mais se comenta o conceito de água micelar e a sua utilização na limpeza facial diária e profunda. Mas, o que são as Micelas? Para entender o conceito e a sua função tão especialmente benéfica na limpeza facial teremos de aprofundar-nos em conceitos de química... mas, não se assustem! Prometemos que é simples!

O que são as Micelas?

Uma micela é uma estrutura de agregação molecular que une um conjunto de partículas de forma peculiar. O mecanismo usado por certos sabões para dissolver as gorduras é o da formação destas estruturas. Mas, como conseguem? Porque sabemos que as gorduras (óleos) e a água, se repelem entre si. Simples. As micelas formam-se em estruturas circulares polarizadas, onde a sua porção externa atrai a parte gordurosa (lipófila) enquanto a sua porção interna atrai a água (hidrófila).

Para que servem as Micelas?

Por isso, com este mecanismo se o nosso produto contém água micelar pode produzir um efeito tensoativo. Ou seja, conseguimos limpar a superfície da pele porque temos capacidade de atrair com um íman a sujidade e gordura da pele deixando-a presa a este tipo de estruturas micelares. Após uma limpeza suave, obtemos as micelas e tudo o que contêm.

Mas... tenho a pele sensível, não irá criar alguma reação?

Estas uniões moleculares micelares são muito pequenas e possuem um alto poder de limpeza de todas as substâncias que se concentram na parte externa da pele, como os restos e poluição, restos de produção de sebo ou óleo, resíduos de maquilhagem, células corneais mortas... etc. Apesar de estas estruturas serem realmente pequenas, não podem ser absorvidas pela nossa pele. Por isso, não há risco de criar reações alérgicas.

O primeiro passo... para uma pele saudável: A higiene facial diária

É mesmo assim. A limpeza facial é básica para que ocorra renovação celular cutânea adequada, absorva os nutrientes necessários e resplandeça saudável e mais luminosa.

Diferentes texturas: uma mesma função

A fórmula micelar pode ser encontrada em diferentes texturas. O habitual é encontrá-la apenas em fluídos por soluções aquosas, devido à sua composição molecular. Mas atualmente existem fórmulas que conseguiram ter texturas mais emolientes e mais densas. Apesar de pensarmos que, de acordo com o que foi explicado, não é possível devido à estrutura micelar que é mais colóide e antogónica contra as gorduras. Pode conseguir-se que os géis ou óleos fluidifiquem e, por isso, fiquem com estruturas micelares. Isto tem visíveis vantagens, para peles secas ou sensíveis já que conseguimos evitar a sua fragilidade ao iniciar o tratamento. Consegue reduzir-se a fricção durante a sua aplicação sem minimizar a sua potencial ação de limpeza através de um meio mais fluido.

Em que tipo de pele posso usá-las?

Dependendo de como realiza a limpeza da superfície externa da pele, sem aprofundar em camadas profundas, está indicado para qualquer tipo de pele.

Porém... recomendamos que se tiver pele sensível, seca ou frágil, use a fórmula de óleos. E, dependendo das suas preferências, pode escolher entre solução aquosa ou em gel.


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL