Dermo-conselheiro | Essentials , Cuidados faciais , Pele

Limpeza facial semanal: uma rotina ideal para a sua pele

A higiene facial é o primeiro passo imprescindível antes de começar um tratamento facial (pode ler sobre rituais de higiene diária na publicação seguinte). Esta rotina diária é essencial para que a nossa pele se mantenha suave, radiante e luminosa e para obter bons resultados antes de realizar qualquer tratamento de cuidado facial (anti-idade, hidratante, etc.).

Além dos cuidados básicos que a nossa derme exige, deveríamos dar-lhe uma atenção específica semanalmente, já que a pele vai acumulando impurezas todos os dias, se estas não forem retiradas obstruem os poros e a pele perde luminosidade e uniformidade no tom. Para o evitar, é necessário realizar uma limpeza semana, um ritual muito saudável que se transformará no complemento ideal dos seus cuidados diários.

 

Principais técnicas: Esfoliação e máscara

A rotina de limpeza facial semanal pode abarcar diferentes técnicas e métodos, mas a essencial é composta pela esfoliação e a máscara. Dois rituais que servem para renovar e nutrir a pele em profundidade.

Passo 1: Esfoliação

Desde que nascem, as células da pele necessitam de 26 dias para chegar à camada mais superficial, a epiderme. Aí morrem e desprendem-se da pele, e assim se vai repetindo o ciclo sucessivamente. O problema é que com a idade as células desprendem-se de forma mais lenta e irregular, dando lugar a uma camada de células mortas que dão à pele um aspeto rugoso e apagado. De acordo com Leire Azcona (2006), farmacêutica comunitária de Biscaia, para evitar que se produza esta acumulação de impurezas, e para limpar a pele em profundidade, é necessário esfoliá-la, um processo que lhe dará a vitalidade e a luminosidade perdidas.

Como se faz? A aplicação é muito simples. Primeiro, humedeça a pele ligeiramente com água morna, para favorecer o deslizamento das partículas abrasivas sobre a pele e evitar assim a sua irritação. Coloque na mão um pouco de produto esfoliante e aplique-o no rosto, de modo a cobri-lo bem. Faça-o realizando leves massagens circulares, de dentro para fora, sem esquecer o pescoço e o peito. Espere uns minutos, enxagúe abundantemente com água fria e seque bem.

Passo 2: Máscara facial

É um dos cosméticos mais essenciais e serve para nutrir a pele profundamente e para devolver os óleos e gorduras que foram eliminados após a esfoliação. É precisamente após este processo de esfoliação que a máscara é mais eficaz, dado que a pele está preparada e predisposta para absorver os ativos e as substâncias presentes nas máscaras, que podem ter diferentes texturas (líquida, gel, creme...) e ser de diferentes tipos (hidratantes, purificantes, etc.), dependendo das necessidades de cada tipo de pele. Pode ser utilizada isoladamente ou após o esfoliante facial, sendo a etapa final essencial numa rotina de limpeza completa e potenciando os efeitos dos tratamentos aplicados em seguida.

Como devemos usá-la? Aplica-se uma camada uniforme sobre a pele limpa por toda a cara, exceto olhos e lábios. Deixe secar entre 10 e 15 min. e enxagúe com água em abundância. Na MartiDerm oferecemos soluções: para peles normais ou secas; e para peles oleosas ou acneicas.

Levar a cabo estes conselhos semanais é a melhor opção para multiplicar os efeitos da sua rotina diária e limpeza facial e para manter a sua pele renovada, suave, luminosa e hidratada.


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL