Dermo-conselheiro | Essentials , Cuidados específicos , Pele , Nutrição

Conselhos para manter a pele saudável durante a gravidez

Durante a gravidez, tanto o corpo da mulher como a sua pele sofrem alterações. As alterações de aspeto da pele durante a gravidez devem-se principalmente à carga hormonal e à distensão causada pelo aumento de volume.

As hormonas provocam um empobrecimento da secreção das glândulas sebáceas que se traduz numa maior secura da pele. As principais alterações na pele provocadas pelo aumento de volume da grávida são as estrias. 

Operação "zero estrias"

Existem diferentes razões para a necessidade de cuidar da pele durante a gravidez. A principal razão para a necessidade de cuidar da pele durante a gravidez são as estrias. Estas são muito difíceis de eliminar depois de aparecerem, por isso o melhor é prevenir o seu aparecimento.

As estrias são marcas compridas que aparecem na pele. Ao princípio têm uma coloração cor-de-rosa ou violeta, mas com o tempo vão clareando e tornam-se esbranquiçadas. Para prevenir o seu aparecimento é necessário utilizar produtos específicos desenvolvidos para o efeito. Estes produtos especializados destinam-se fundamentalmente a aumentar a elasticidade da pele e a capacidade de distensão da mesma.

Outras alterações da pele

Além das estrias que são a alteração mais frequente, algumas mulheres apresentam na sua pele uma espécie de sinais castanhos ou amarelados à volta dos olhos e nas bochechas e nariz. Neste caso, estamos diante de um cloasma, ainda que coloquialmente se conheça como "máscara da gravidez".

 Outra das alterações mais frequentes na pele da grávida é o aparecimento de pontos vermelhos com pequenas irradiações em forma de estrela. Marcas cutâneas denominam-se angiomas estelares e costumam desaparecer depois do parto.

Conselhos para apresentar uma pele saudável e preparar o pós-parto

  1. Boa alimentação: O primeiro e principal é ter uma boa alimentação. Já referimos antes que a nossa alimentação se reflete no aspeto da pele. Além disso, no caso das grávidas, comer adequadamente previne o aumento de peso e assim a pele não estica demasiado. Evitando um aumento de peso excessivo, o aparecimento de estrias será menor.
  1. Peeling facial: Um peeling facial é uma boa opção para o cuidado da pele das grávidas. Os peelings faciais mecânicos são uma boa exfoliação para retirar impurezas e células mortas. Fazendo um peeling uma vez por semana, a pele fica limpa, suave e elástica.
  1. Proteção solar: No caso das grávidas, a proteção solar deve ser realizada com ecrã total e deve usar-se diariamente para evitar alterações de pigmentação e fotoenvelhecimento, já que é quando a pele está mais sensível.

A grávida deve ter paciência já que as alterações na pele se darão durante todos os meses de gestação. Estando atenta e dando a essas alterações os melhores cuidados, não será impossível apresentar uma pele saudável e cuidada.


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL