Dermo-conselheiro | Essentials , Cuidados específicos , Pele , Cuidados corporais

Após o verão, esfolie a pele

Já falta menos para que o outono chegue, mas, com certeza, ainda irá aproveitar para desfrutar do bom tempo e a sua pele também vai tirar partido do sol deste verão que vai acabando pouco a pouco.

Porém, sabemos que durante o verão a sua pele se deteriorou, quer porque não foi possível dedicar-lhe tempo suficiente ou porque as condições ambientais nesta estação, onde o sol, o sal e o cloro abundam, deixaram mazelas.

Do que necessita a sua pele agora?

Se durante o verão a sua pele sofreu mais do que devia devido à desidratação e aos danos provocados pelo sol, agora é o melhor momento para começar a planear os cuidados dedicados.

O fundamental nestes tratamentos é que aproveitemos os benefícios que o sol produziu na nossa pele. Durante o verão conseguimos um bronzeamento saudável e progressivo que pigmentou a nossa pele, aumentando a sua capacidade de defesa, e isso nota-se porque se apresenta mais luminosa e saudável.

Portanto, para que a pele recupere a sua estrutura e enfrente com garantias o outono e o inverno, o tratamento mais adequado nesta época é a esfoliação.

Porquê esfoliar a pele?

A esfoliação da pele insere-se nos cuidados básicos que devem realizar-se durante todo o ano. Contudo, nesta época tem uma maior importância.

A razão é simples e lógica: é mais necessário limpar e esfoliar a pele após uma temporada na qual não se regenerou da forma correta e a concentração de células mortas e a alteração da produção de gordura foi a habitual.

A esfoliação proporciona os seguintes benefícios:

  • Melhora a absorção da pele. Uma pele limpa possibilita uma permeabilidade mais elevada.
  • Estimula uma adequada porosidade dos folículos, para que não fiquem obstruídos e provoquem acne.
  • Repara o dano que o sol ocasionou na pele, como as manchas.
  • Aumenta a elaboração de colagénio para evitar a formação de rugas. 

Ao regressar à rotina diária, a pele ressente-se e são habituais os surtos de acne ou as descamações. No entanto, é fundamental iniciar hábitos de higiene rigorosos que partam da base de uma nova esfoliação e preparem a pele para uma nutrição profunda. 

Rotina de esfoliação

Tal como já sabemos, a limpeza facial é sempre o primeiro passo de qualquer rotina para melhorar a nossa pele. Sobretudo agora porque, certamente, passaram muitos dias sem qualquer tratamento.

Pode pensar que a sua pele está mais sensível nesta época do ano devido à desidratação, às queimaduras ou às irritações e que a esfoliação será demasiado agressiva. Porém, é precisamente aquilo de que a pele necessita: limpar-se profundamente para iniciar de novo os seus ciclos de regeneração cutânea.

  • No rosto:
    • Utilize produtos que contenham micropartículas rugosas ou micelas para favorecer a limpeza profunda pela esfoliação mecânica das toxinas e células mortas.
    • Tenha em conta que não devem ser produtos abrasivos, para preservar a estrutura da pele. Assim, se tem uma pele sensível, utilize peelings químicos suaves, em vez de esfoliantes de tipo mecânico.
  • No corpo:
    • Os esfoliantes corporais devem ser ligeiramente mais potentes, dado que a pele é mais grossa e mais resistente.

Resumidamente, a esfoliação permite uma limpeza profunda das camadas superficiais da pele e elimina a maioria da parte córnea com células mortas. Assim, conseguimos libertar os poros, que aumentam a sua permeabilidade e melhoram a oxigenação celular para uma correta nutrição, algo essencial no momento de exibir a sua pele saudável e luminosa.


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL