Dermo-conselheiro | Essentials , Cuidados específicos , Pele

A rotina adequada para a esfoliação da sua pele

A esfoliação é um processo que consiste em eliminar as células das camadas mais superficiais da epiderme. Quer seja facial ou corporal, trata-se de eliminar as células que já não têm função regeneradora e estão em processo de destruição ou já mortas.

Dependendo do produto ou da técnica, a esfoliação pode ser mais ou menos profunda. Como recomendação, propomos-lhe que inicie uma terapêutica superficial esfoliante utilizando produtos tópicos com efeito dermatocosmético. É possível conseguir um efeito ótimo através da esfoliação mecânica, basicamente com aplicação tópica de um produto que contenha microesferas ou micelas. Estas partículas não esféricas aplicam-se através de uma suave massagem ou com uma esponja de superfície rugosa e permitem o eliminação do excesso de substâncias ou células. Oferecem resultados muito favoráveis ao conseguir atenuar a acumulação de impurezas em poros e aumentar a luminosidade e elasticidade.

Deve evitar...

Não use produtos com uma ação esfoliante demasiado forte, com partículas grandes muito rugosas e irregulares, que podem afetar as peles especialmente sensíveis.

Não use tratamentos que deixem a sua pele irritada e avermelhada após o tratamento.

Não faça tratamentos de esfoliação após a depilação, uma queimadura solar, mesmo que leve, ou em zonas com feridas visíveis.

Preste especial atenção às zonas com fragilidade vascular, como por exemplo as pernas com varizes muito predominantes.

Escolha bem o seu produto esfoliante, porque a pele do seu rosto tem características diferentes da do resto do corpo, que necessita de outro tipo de produtos.

Recomendamos...

Realizar uma esfoliação corporal adequada, insistindo em zonas como os joelhos, os cotovelos, os calcanhares, dado que é fundamental para devolver-lhes a suavidade que merecem.

Deve ter cuidado ao esfoliar a pele do rosto, pois é muito mais fina e sensível. A zona onde devemos insistir mais localiza-se nas partes laterais do nariz. Além disso, aconselhamos que evite a que circunda o contorno dos olhos e os lábios, devido à extrema fragilidade e fina espessura da camada córnea.

Rotina para a esfoliação facial:

  1. Limpeza suave:
    • Em primeiro lugar, humedeça a pele e limpe-a suavemente com água morna.
  2. Aplicação do esfoliante:
    • Aplique o gel esfoliante no nariz, bochechas, pescoço e queixo. Depois, espalhe-o de forma suave e uniforme.
    • Depois de espalhar uniformemente a solução esfoliante, faça uma ligeira massagem com as pontas dos dedos em semicírculos durante alguns minutos.
  3. Retirar o esfoliante:
    • Faça uma nova limpeza suave com água morna para eliminar os restos do produto, assim como de todas as impurezas e células mortas de forma definitiva.
  4. Por fim, apresentamos o passo final essencial na sua rotina de limpeza completa que potenciará o efeito dos tratamentos aplicados posteriormente: a máscara. Recomendamos a aplicação das seguintes: HIDRO MASK para peles normais e secas ou PURE MASK para peles oleosas e acneicas. São máscaras de limpeza, hidratantes e reafirmantes. Irão ajudá-la a melhorar a estrutura e elasticidade da epiderme e deixarão a sua pele hidratada, suave a resplandecente. Como deve usar a máscara? Aplique uma camada uniforme sobre a pele limpa por todo o rosto, exceto nos olhos e nos lábios. Deixe-a secar 10-15 minutos e limpe-a com água abundante. Aconselhamos a utilização 1-2 vezes por semana, dependendo das necessidades da sua pele.

Por último, deve saber que um bom tratamento esfoliante é o melhor aliado para a sua pele. A esfoliação facial é uma forma de preparar a pele para a aplicação de qualquer tipo de tratamento, já que permite uma maior penetração do produto nutritivo e, como tal, consegue um resultado mais eficaz.


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL