Dermo-conselheiro | Essentials , Cuidados faciais , Pele

A função do sono para uma pele saudável

Quando dormimos poucas horas, além de notar cansaço e fadiga, ficamos de mau humor e a nossa rotina diária é alterada: somos menos produtivos, tanto física como intelectualmente.

Dormir é uma necessidade que o nosso corpo tem. A falta de sono pode ter consequências graves na nossa saúde. A nível físico, a falta de sono provoca um aumento do apetite e associa-se a um aumento de casos de obesidade e diabetes. Assim como, ao aumento do risco de hipertensão e enfarte. A estes riscos junta-se o grande impacto que a falta de descanso tem sobre a nossa pele, contribuindo para a sua visível deterioração.

Como é que a falta de sono afeta a pele?

De acordo com um recente estudo científico do UH Case Medical Center dos Estados Unidos, uma insuficiente qualidade do sono acelera os sinais de envelhecimento e debilita a capacidade da derme para se regenerar durante a noite.

A falta de sono afeta a a luminosidade do rosto, que apresenta um aspeto apagado. Isto deve-se ao facto de, quando dormimos pouco ou mal, o nosso corpo liberta noradrenalina, uma substância que reduz a circulação sanguínea e, consequentemente, a oxigenação e o fornecimento de ingredientes à pele, que fica desidratada e descuidada. Além disso, a falta de sono aumenta o stress, um transtorno que afeta negativamente o estado da pele, causando deterioração das doenças dermatológicas como o acne e a dermatite atópica.

Por que não dormimos bem?

Existem diferentes factores que podem favorecer a insónia.

  • Preocupações. As frustrações pessoais e profissionais provocam angústia e mau estar e impedem que durmamos bem.
  • A rotina diária é cheia de responsabilidade que costuma originar stress e ansiedade e estes repercutem diretamente no sono.
  • Fatores externos. O calor extremo, o ruído ou o jetlag também condicionam o descanso.
  • Angústia por não conseguir. Não conciliar o sono cria angústia e desespero por si mesmo. Antecipamos o desastroso que será não estar descansados no dia seguinte e isso impede-nos de relaxar.

 

Vantagens de um bom descanso

Dormir bem tem muitos benefícios a nível físico e intelectual. Estes são alguns deles:
  • Tratamento de beleza. As pessoas que tiveram um sono reparador apresentam um aspeto mais atraente e saudável, relativamente aos que não descansaram o suficiente.
  • Quilos ideais. Vários especialistas asseguram que o descanso noturno afeta o índice de massa corporal (IMC). Assim, dormir mais do que se deve (9 horas ou mais por dia) pode aumentá-lo em 0,2, enquanto a falta de sono dispara o IMC até 1,4.
  • Melhora a memória. Conseguir um sono profundo e reparador favorece o surgimento de ideias novas e criativas e ajuda a melhorar a memória.
  • A sesta, uma grande aliada. Uma investigação dos Estados Unidos da América, publicada na revista internacional Journal of Behavioral Medicine, concluiu que dormir 45 minutos por dia traz benefícios para o sistema cardiovascular. Isto deve-se ao facto de, quando fazemos uma sesta, a pressão arterial se manter mais baixa do que se não a fizermos, pelo que a sesta ajuda a reduzir os problemas de hipertensão.
 

Alguns conselhos para dormir melhor

Adotar orientações diárias ajuda a que o corpo se habitue a certos hábitos e facilita o descanso noturno.
  • Seguir uma rotina. É aconselhável manter um horário de sono, ou seja, ir dormir e acordar à mesma hora (se for possível, também aos fins de semana). Apesar dos números de horas de sono poder variar de acordo com as pessoas, os especialistas costumam aconselhar dormir entre 7 a 8 horas por dia.
  • Evitar certos alimentos. As bebidas estimulantes, como o chá e o café, e as fortes são um obstáculo para conseguir um sono reparador. O leite, nozes, banana ou peixe são alimentos que nos podem ajudar a conciliar o sono.
  • Tecnologia, fora! A utilização de aparelhos eletrónicos e dispositivos móveis altera o sono, pelo que não deveriam ser usados algumas horas antes de deitar.
  • Dormir num colchão e almofada cómodos, num quarto ventilado e sem luz favorece o bom descanso.
  Seguir estar orientações ajuda a alcançar um descanso reparador a curto, médio e longo prazo, sendo um elemento vital para nos sentirmos bem por dentro e por fora.
autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL