Dermo-conselheiro | Cuidados faciais , Pele , Cuidados corporais

Viagens para grandes cidades: proteja a pele da poluição durante as férias

Quando vamos de férias deixamos para trás o trabalho, as obrigações... e a rotina. Essa rotina inclui, por vezes, o nosso ritual de beleza habitual... É um erro! Durante o verão ou as férias, se há algo em que devemos ser rigorosos é precisamente o cuidado da nossa pele.

Especialmente quando viajamos para grandes cidades: a poluição é um dos grandes inimigos da derme.

Os produtos de limpeza, hidratação e proteção solar devem ser a nossa bagagem mais valiosa. Para convencer-nos começaremos por explicar como é que a poluição afeta a nossa pele.

Os derivados dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH), procedentes, na sua maioria, da combustão dos carros a diesel, são os contaminantes mais prejudicais para a derme. Estas substâncias e a restante poluição a que estamos expostos aumentam a produção de radicais livres que favorecem o aparecimento de rugas e flacidez, reduzem os níveis de vitamina E e C e fazem com que diminua a chegada de oxigénio aos tecidos, resultando numa tez apagada, sem vida...

Daí a importância de manter o maior órgão do nosso corpo protegido. Convém limpar a pele de manhã e à noite. O ideal é aplicar posteriormente um creme com antioxidantes ou vitamina C.

Contudo, a necessidade de proteção não acaba aqui: o sol é uma fonte de vida. Mas também de rugas e outros problemas muito mais graves que convém evitar.

De facto, a poluição e o sol são um cocktail duplamente nocivo: os raios UV e as partículas contaminantes potenciam ainda mais o dano cutâneo.

Por isso, tome nota: vá para onde for durante as férias, cuide da sua pele. Boa viagem!


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL