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Mime o seu corpo no verão

As temperaturas elevadas e a mudança de rotina e de alimentação convidam-nos a desfrutar do ansiado verão, mas também podem levar a que descuidemos o nosso aspeto físico. As férias, o descanso, a liberdade costumam vir acompanhados de uma despreocupação que se traduz em quilos a mais e uma pele e cabelo danificados pelo sol.

Mas, esta mudança não afeta da mesma forma todas as partes do nosso corpo. Algumas, como as mãos, os pés, cotovelos e calcanhares, necessitam de mais cuidados que as outras para se manterem em bom estado. Mas, há que tentar combinar o prazer do verão com hábitos que nos ajudem a manter-nos saudáveis e em forma.

O corpo, diferente do rosto

Antes de dizer quais os conselhos mais eficazes, é importante diferenciar o rosto do resto do corpo.

O corpo esteve protegido pela nossa roupa durante todo o ano, enquanto a cara esteve sempre exposta a agentes externos que incidem diretamente sobre ela, como o sol, o vento ou a poluição. Além disso, a pele da cara é mais fina e mais sensível a irritações e afeções dermatológicas que a do corpo. Tudo isso leva a que a passagem do tempo provoque mais rapidamente mazelas no rosto que no corpo.

As diferenças entre ambas as partes aplicam-se também aos produtos corporais e faciais. Os primeiros têm uma textura bastante densa e costumam conter mais óleos que água para hidratar em profundidade o corpo. Por outro lado, as soluções faciais são mais líquidas e não costumam conter álcool ou perfumes, como acontece com os corporais, para evitar que ocorra alguma reação que possa estragar a cútis.

 

Rotina de cuidado corporal  

A partir dessas diferenças, vamos determinar uma rotina de cuidado corporal que nos ajude a manter o corpo perfeito.

  • Esfoliação. Eliminar as células mortas da pele e evitar a descamação da derme são os benefícios de fazer uma esfoliação, o primeiro passo para começar a cuidar da sua pele. Faça-o durante uma semana e prepare a sua pele para um ritual muito agradável.
  • Hidratação. É o passo seguinte à esfoliação. Além de se hidratar bebendo água frequentemente e tomando líquidos, convém que utilize géis e cremes hidrantes, assim como óleos que nutram a pele em profundidade, como os de argan e amêndoas e a manteiga de karité, excelentes remédios naturais contra a secura corporal e também capilar.
  • Proteção solar. Há que apanhar sol de forma saudável e, para tal, é necessária uma proteção solar adequada, com um FPT de entre 30 e 60, de acordo com o tom de pele. É recomendável que o coloque, pelo menos, meia hora antes de apanhar sol, e que renove a sua aplicação a cada duas horas quando está a bronzear-se, para que continue protegida.
  • Dieta equilibrada. O verão oferece-nos muitos alimentos de época, sobretudo frutas. Além de refrescantes e deliciosas, muitas são baixas em calorias, como o melão, a melancia, os alperces e as cerejas, pelo que deveria incluí-los na sua alimentação para manter os quilos ideais.
  • Exercício. A atividade física moderada é um hábito que deve realizar-se durante todo o ano e o tempo livre que as férias possibilitam também pode aproveitar-se para exercitar o corpo e mantê-lo em bom estado.
  • Roupa e calçados adequados. Além de ser mais leve e confortável, a roupa larga e de algodão evita a transpiração, que pode danificar a pele. Com o calçado acontece o mesmo: convém que seja confortável, flexível e que transpire para evitar feridas e bolhas.

Se põe em prática todos estes simples e fáceis conselhos, o seu corpo não evidenciará as mudanças próprias do verão, e irá mantê-lo em bom estado e sentir-se-á bem nele.


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Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

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