Dermo-conselheiro | Cuidados faciais , Cuidados específicos , Pele

Ginástica facial

  A pele do nosso rosto requer cuidados diários, assim como tratamentos específicos, dado que se trata de uma pele mais sensível e mais fina do que a de outras partes do corpo. Uma das terapias recomendadas para manter a pele do rosto mais firme por mais tempo é a ginástica facial, que exercita os músculos faciais para preservar a elasticidade e a firmeza da pele, de modo a evitar a flacidez e o aparecimento de rugas.  

O que é a ginástica facial?

A ginástica facial consiste em realizar uma série de exercícios que movimentam a musculatura facial. É uma terapêutica saudável porque ajuda a conservar a firmeza da pele. Baseia-se no conceito de que o estímulo da musculatura facial favorece a composição e a tensão das fibras da pele que a cobre. Os movimentos não forçados e repetitivos estimulam a musculatura, que deve produzir mais concentração de fibras de colagénio e elastina. Esta sobreprodução de elementos da matriz extracelular da pele intervém diretamente na prevenção do envelhecimento prematuro. A pele obtém maior firmeza, porque a musculatura que se encontra em planos mais profundos também é potenciada. Esta série de exercícios pode ajudar a reduzir os sinais do envelhecimento prematuro, como as linhas de expressão, as rugas perioculares ou a flacidez das maçãs do rosto.  

Benefícios da ginástica facial

Treinar os músculos faciais tem efeitos positivos e benéficos semelhantes aos do exercício cardiovascular que pode realizar ao correr, andar de bicicleta ou nadar. A mobilização repetitiva dos músculos relaxa a expressão, reduz a tensão que se forma quando forçamos certos gestos e ativa a circulação sanguínea. Este último fator faz com que a pele receba uma maior concentração de nutrientes e, por isso, possa regenerar-se mais facilmente. Os exercícios permitem relaxar as áreas de alta tensão muscular como os da zona da testa, intercílio (entre sobrancelhas), periocular, bucal, labial superior e cérvico-clavicular (principalmente o pescoço). Além disso, a ginástica facial possui outros benefícios:
  • A pele recebe mais nutrição e aumenta a regeneração celular.
  • Previne o envelhecimento ao ativar o metabolismo da pele.
  • Permite uma tonificação da musculatura e oxigena a pele, fomentando a eliminação de substâncias tóxicas.
  • Reduz a tensão muscular na testa, na zona ocular, na mandíbula e no pescoço.
  • Fomenta a reabilitação em processos de paralisia neuromuscular facial.
 

Rotina da ginástica facial

A realização de determinados exercícios pode corrigir parcialmente a flacidez cutânea, recuperar o tono muscular e manter a pele firme. Para iniciar, recomendamos que realize uma rotina simples, baseada em exercícios de intensidade moderada, uma ou duas vezes por dia:
  • Relaxe: para começar deve estender os músculos faciais enquanto faz uma pressão suave sobre o rosto. Comece com as maçãs do rosto e dirija-se para o queixo e os lábios e, posteriormente, para as têmporas e os olhos, para terminar na parte frontal.
  • Mandíbula: faça pressão sobre queixo de baixo para cima com os punhos. Tente abrir a boca de forma imaginária. Depois descanse.
  • Maçãs do rosto: relaxe a mandíbula. Inspire como se fosse soprar e volte à posição inicial.
  • Lábios: franza ligeiramente os lábios (faça uma cara triste) e depois abra-os e sorria de forma forçada.
  • Olhos: feche os olhos, levante as sobrancelhas e abra-os.
  • Testa: utilize os dedos fazendo pressão onde se inicia o cabelo, de baixo para cima, e tente relaxar os músculos.
Por último, massaje suavemente com um produto hidratante para recuperar a pele do exercício. Irá notar os resultados em muito pouco tempo.
autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL