Dermo-conselheiro | Cuidados faciais , Cuidado do contorno dos olhos e lábios , Pele

Como é que a maquilhagem afeta a nossa pele?

Uma pele saudável e cuidada costuma ser uma pele que se apresenta natural. Em determinados momentos, para dar ao rosto um pouco de cor ou tapar uma ou outra imperfeição, opta-se por aplicar uma camada de maquilhagem.

O que há por trás da maquilhagem?

Normalmente, a maquilhagem, que pode ser comprada em qualquer estabelecimento de produtos de beleza, é feita à base de substâncias como o petrolato, gorduras animais ou minerais.

E, como todas estas substâncias podem obstruir os poros e os canais sebáceos da pele e estimular o aparecimento de borbulhas e pontos negros, é recomendável parar uns minutos e ler a composição das maquilhagens para escolher a opção menos prejudicial.

Assim, escolher maquilhagens com pigmentos minerais será la melhor opção. Entre os pigmentos minerais prestar atenção aos que sejam dióxido de titânio e óxido de zinco, já que são minerais que contêm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a manter a pele saudável mesmo usando cosméticos.

A pele do rosto pode mostrar-se sensível a algumas fragrâncias, corante sintéticos e conservantes, pelo que é preferível evitá-los na composição da maquilhagem sempre que possível, assim como os silicones e produtos muito emulsionantes.

Pele saudável e maquilhagem, amigos?

Os produtos de maquilhagem consideraram-se sempre o inimigo número um para ter uma pele saudável e bonita. Hoje em dia, utilizar produtos de maquilhagem e ter um rosto saudável não é algo incompatível, desde que segua uma série de recomendações.

  • Limpar o rosto: Na MartiDerm destacamos sempre o papel imprescindível que tem a limpeza da cútis para exibir uma pele saudável e cuidada. Sempre que aplica maquilhagem no rosto, retire-a à noite antes de se deitar, é um passo que não deve saltar. Além disso, lembre-se que limpar a sua pele todas as noites, não só retira a maquilhagem mas também todos os restos de poluição, suor, secreções da pele que podem obstruir os poros e os canais sebáceos. Desmaquilhando bem a sua pele todas as noites, evitará o aparecimento de surtos de acne, borbulhas e outras infeções que possam aparecer no seu rosto.
  • Utilizar maquilhagens com filtro solar: A proteção contra os raios solares é fundamental para ter uma pele saudável. No momento de escolher os seus produtos de cosmética facial é recomendável que a sua escolha tenha fator de proteção solar. No caso de não ter fator de proteção, aplicar uma base de proteção é o primeiro passo a seguir.
  • Hidratar a pele antes da sua aplicação: Lá por se usar maquilhagem não quer dizer que se tenha de prescindir da hidratação da pele. Para manter uma pele saudável e cuidada é essencial não prescindir de soluções hidratantes que têm como principal função a humidificação da pele e redução da perda de água.

A pele não nos cria limitação se soubermos dar-lhe os melhores cuidados. Se olhar por ela, irá sempre apresentar ao mundo a sua melhor cara. Esperamos por si na próxima publicação!


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL