Dermo-conselheiro | Cuidados faciais , Pele

Adeus verão, olá manchas na pele

Ao terminar o verão, é frequente que na pele do rosto ou decote apareçam manchas, sobretudo quando se passou a década dos quarenta. Estas manchas são habitualmente conhecidas como “manchas da idade”, “manchas do sol” e o seu nome mais técnico é lentigo.

Como reconhecer um lentigo?

Os lentigos são alterações benignas da pele. Normalmente apresentam uma cor castanha clara ou escura. Apresentam uma distribuição homogénea do pigmento e bordos arredondados. Costumam parecer nas zonas mais expostas ao sol como os antebraços, decote, costas das mãos e cara.  

Por que tenho lentigos na minha pele?

A principal causa que provoca o surgimento destas manchas da idade, ou lentigos, é a exposição solar. Durante a exposição, o pigmento castanho lipofucsina, também denominado pigmento da idade, acumula-se na epiderme. A radiação solar é a causa mais conhecida, mas não a única. Entre as causas que produzem os lentigos ou manchas da idade, podemos também destacar o álcool, o fumo de tabaco e diferentes medicamentos.  

Como tratar as manchas da idade?

Este tipo de manchas na pele são benignas, pelo que não necessitam de tratamento médico. Mas, sobretudo quando aparecem na pele da mulher, podem utilizar-se produtos despigmentantes para eliminá-as como a linha despigmentante (DSP) da MartiDerm. Na próxima publicação explicamos o ritual de beleza que pode seguir para tratar as manchas no seu rosto.  

Conselhos para prevenir as manchas solares

As manchas solares (manchas da idade ou lentigos) costumam aparecer de forma mais frequente em peles claras e peles que estão mais expostas ao sol. Para evitar o seu aparecimento pode seguir uma série de recomendações:
  • Evitar a exposição intensa à radiação UV.
  • Proteger-se de forma adequada do sol utilizando cremes com alto fator de proteção solar.
  • Seguir uma dieta rica em antioxidantes ingerindo alimentos com vitamina C, vitamina E, carotenóides, coenzima Q10, bioflavonóides, zinco e selénio também ajuda a evitar o aparecimento de manchas na pele.
  • Evitando o consumo de álcool e de tabaco, também possibilitará que tenha uma pele saudável e menos envelhecida.
  Os meses de verão e outono, devido às alterações externas de temperaturas às quais a pele fica exposta, costumam ser épocas do ano nas quais devemos prestar atenção à nossa pele. Proteger sempre a pele com proteção solar, limpar e hidratar serão as três ações que irão assegurar que permaneça com uma pele saudável e cuidada.
autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL