Dermo-conselheiro | Cuidados faciais , Pele

Acne adulto: por que surge e como combatê-lo com sucesso

Mesmo que as borbulhas na cara sejam mais próprias da puberdade, por vezes o acne manifesta-se de forma tardia, afetando pessoas adultas. O acne adulto afeta ambos os sexos, mas é mais frequente nas mulheres. Na verdade, 30% das mulheres com mais de 25 anos sofre do problema. Este problema cutâneo pode manifestar-se de forma leve, moderada ou severa, exigindo cuidados especiais para o tratamento.

O que é e quais são as causas?

O acne adulto é um transtorno inflamatório da pele do rosto que afeta visivelmente os ângulos mandibulares, o pescoço e a zona à volta da boca. Este problema origina-se quando há uma produção excessiva de sebo. O que é e para que serve esta substância de que tanto ouvimos falar?

O sebo é um componente oleoso que o nosso corpo produz e encontra-se sobretudo no rosto e cabelo e serve para lubrificá-los e evitar que ressequem. O sebo produz-se quando determinadas hormonas estimulam as glândulas sebáceas, um processo que aumenta durante a puberdade, mesmo que também ocorra noutras idades, como é o caso do acne adulto.

Contrariamente ao acne juvenil, o acne adulto é mais resistente, e, por isso, necessita de um tratamento mais intenso para o eliminar com sucesso. A maioria das mulheres afetadas pelo acne adulto sofreu durante a puberdade de forma persistente, mesmo que em alguns casos este transtorno da pele só apareça pela primeira vez a partir dos 25 anos.

O tabaco, o stress, as alterações hormonais, uma alimentação desadequada e problemas como o síndrome do ovário poliquístico, que leva os ovários a produzirem mais estrogénio do que normal e, consequentemente, forme pequenos quistos, são as causas mais habituais do acne adulto.

Alguns conselhos para o combater

Por ser uma doença inflamatória mas não infeciosa, devem evitar-se antibióticos tópicos, já que estes não são eficazes para combater as bactérias e podem originar resistências cruzadas com outros antibióticos.

Estes conselhos são muito práticos e eficazes para fazer face ao acne adulto.

higiene, hidrataçâo, exposiçâo solar, evitar tocar no rosto, dieta equilibrada e alguns hábitos

Seguir estas diretrizes é uma forma muito eficaz de melhorar o aspeto da pele afetada pelo acne, e é recomendável consultar um dermatologista, que será quem vai aconselhar um tratamento adequado para a total eliminação.


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

Twitter

Facebook

Cookies

Subscrição a MartiDerm

Está a subscrever a nossa newsletter para estar atualizado(a) sobre todas as novidades da MartiDerm.

EMAIL