29-12-2017 | Dermo-conselheiro | Conselhos Smart Aging

Porque um corpo são nos permite ter uma mente sã?

Não é fácil explicar que relação existe entre mente e corpo. A abordagem a esta questão deve sempre ser cuidadosa porque é, sem dúvida, um tema complexo. Não deveríamos associar ambos os mundos de forma sequencial ou cronológica, porque nem sempre um sucede ao outro e vice-versa. Ainda que exista uma relação entre o biológico e o psíquico, não estão sempre ligados da mesma forma e, perante uma determinada situação, isso afetará o outro de diferentes formas.  

Assim, tal como é possível que as condições que afetam o organismo possam desenvolver situações psicológicas como consequência, também sucede que determinados estados de espírito possam influenciar a forma como o corpo reage. Assim, evitando uma perspetiva redutora, ambos os aspetos devem ser encarados como um todo. Cuidar bem da saúde dá ao nosso corpo um ambiente propício para que a mente não tenha de atuar de uma forma que nos possa afetar negativamente e que, em última instância, possa exercer ações que o nosso corpo não está preparado para sofrer.  

Por isso, uma pessoa depende do seu estado puramente biológico ou psicológico mas também de muitos outros fatores que a rodeiam e ao seu círculo mais próximo. Se realizarmos certas atividades ou rotinas que favoreçam a calma ou a resiliência é muito possível que as mesmas tenham benefícios para o nosso corpo.  

Que atividades são benéficas? 

Para que o corpo não esteja sempre em hiperatividade e isso provoque: primeiro, stress psicológico que depois afete o seu organismo por manter um estado de alerta contínuo; existem atividades que favorecem o equilíbrio entre corpo e mente.  

São, por isso, atividades que unem o exercício corporal postural ao controlo da respiração como o ioga ou o pilates. Trata-se de exercícios que alinham a mente com o corpo procurando o seu centro de gravidade e de pressão (zona abdominal). Promovem o bem-estar e sensações como a tranquilidade ou o sossego para que a reatividade à sua vida diária reduza e o seu sofrimento seja mais suportável. 

Além disso, permitem que o corpo baixe a sua atividade para níveis razoáveis. Este processo de alinhamento mente-corpo permite que certas atividades fisiológicas possam ser potenciadas. No caso da pele, ativam-se as vias de regeneração cutânea, fomentando a oxigenação da pele e progressivamente aumentado a sua elasticidade e firmeza.  

 Existem rotinas de beleza? 

Não só o exercício é benéfico, como também há diversas rotinas especificamente para o cuidado da pele. Entre elas recomendamos que utilize banhos relaxantes com essências naturais. A sua pele absorverá os nutrientes de que necessita num ambiente de relaxamento muscular e vascular. 

Outra das rotinas é a massagem Kobido, originária do Japão, que junta conceitos da medicina tradicional japonesa com técnicas de massagem tradicional japonesa (Anma). A massagem baseia-se na pressão e no relaxamento de certas zonas corporais e faciais para facilitar o fluxo vascular e linfático. Estas contrações melhoram a oxigenação da pele libertando a tensão muscular acumulada.  

 Conselhos Smart-Aging  

Não só é importante realizar exercício, como também experimentar terapia de cuidados para a sua pele. Existem muitas formas de separar os ciclos de ativação e relaxamento. Esses oásis de tempo de recuperação são extremamente necessários para que o corpo não afete o estado de espírito ou vice-versa.  

É muito importante distanciar-se dos problemas e reservar tempo para realizar atividades diárias como passear ou fazer exercício moderado. O envelhecimento é induzido se obrigarmos o nosso organismo ou a nossa mente a trabalhar a níveis superiores aos adequados. Por isso, é crucial desfrutar de momentos fora da sua atividade de rotina diária. Levante-se cedo e observe o amanhecer ou saia mais cedo do emprego e desfrute de um livro ao entardecer. Mesmo que esteja frio, pratique atividades ao ar livre com rotinas de exercício suave ou de respiração. Assim, consegue a ordem e a tranquilidade necessárias para que os ciclos de ativação-relaxamento não afetem o seu dia a dia.  


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

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