09-08-2018 | Dermo-conselheiro | Pele

Pequenos-almoços que iluminarão as suas manhãs e a sua pele

Hoje, mais do que nunca, dispomos de toda a informação que, de repente, queremos obter. Assim que o nosso telemóvel encontra a informação, convertemo-nos em especialistas em nutrição, moda ou em comentadores.

Contudo, por vezes, convém demorar algum tempo a investigar o tema que realmente nos interessa.

Sobre os pequenos-almoços, por exemplo, já foi tudo dito. E se, de tudo o que foi dito, ficou com a certeza de que é a refeição mais importante do dia, já nos damos por satisfeitos.

Do ponto de vista fisiológico, a primeira refeição do dia é tão importante porque quebra o jejum noturno. Durante o sono, muitas das nossas funções cerebrais “adormecem”, precisando no dia seguinte do aporte de energia que lhe proporcionará o pequeno-almoço de forma a reativar-se para um novo dia.

Os nutrientes básicos para cumprir esse objetivo são as vitaminas, ferro, zinco e cálcio, entre outros minerais, pelo que um bom pequeno-almoço define-se como uma combinação equilibrada de lácteos, pão, cereais e frutas variadas que, juntos, representam 30% dos nutrientes de que o nosso organismo precisa todos os dias para funcionar corretamente.

Os elementos que devem compor o pequeno-almoço são:

• Laticínios em geral: (Leite, iogurte e queijo que, combinados com os cereais, fornecem proteínas de alto valor biológico)

• Cereais, bolachas ou pão: Fornecem muita energia e hidratos de carbono.

Frutas e sumos: Uma vez que não se acumulam no nosso organismo, devem ser ingeridos diariamente.

Um exemplo perfeito seria o seguinte: tigela de quinoa com amoras e amêndoas. A quinoa contém selénio, um mineral que melhora a elasticidade da pele. As amoras estão repletas de antioxidantes que combatem os radicais livres e as amêndoas são ricas em vitamina E que protege a pele do meio ambiente e dos raios do sol.

Para preparar, precisa de:
– 1 taça de quinoa
– 1 e 3/4 taça de leite de coco ou amêndoas sem açúcar
– 1 taça de morangos e amoras
– 1/2 taça de amêndoas
– 1 colher de mel de agave
– 1/8 colher de canela

Modo de preparação

1. Lave e enxague a quinoa na véspera e deixe-a secar.
2. De manhã, ferva o leite de coco ou de amêndoas num tacho e junte a quinoa.
3. Junte o mel de agave e a canela. Misture bem.
4. Em lume brando, tape o tacho e deixe ferver a fogo lento durante cerca de 10 minutos até que a quinoa lhe pareça esponjosa e cremosa. Vigie para que não resseque.
5. Sirva-a e acrescente as amoras e as amêndoas.

RECORDE que as restantes refeições do dia também são importantes. E sobretudo, tente beber cerca de dois litros de água. Não imagina como pode mudar o aspeto da sua pele.

E se quiser destacar com os seus pequenos-almoços, aplique todas as manhãs as ampolas Proteos Hydra Plus SP . À semelhança de muitas frutas e legumes contêm propriedades antioxidantes, além de extraordinárias qualidades hidratantes. Isto significa que protegem a pele do stress oxidativo provocado pelas agressões do dia a dia. Por isso, se quiser proteger a pele ao máximo, recomendamos não só as nossas ampolas Proteos Hydra Plus SP como também aumentar o consumo de fruta (mirtilos, uvas, amoras e ameixas) e legumes (cenoura e pimento verde) ao longo do dia. Porque nutrição e cosmética andam de mãos dadas!


autor
Dermo-conselheiroEspecialista em cuidados com a pele

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